quinta-feira, 3 de setembro de 2009

''Nós fumo?''


Então, estava pensando ''cá com os meus botões''... sinto uma danada de uma saudade do tempo em que fumantes não eram considerados criminosos. Não vivi esse tempo, óbvio(relativamente jovem). Mas meio que estou de saco cheio dos ''politicamente corretos'', dessa modinha geração saúde que polemiza e criminaliza quem fuma. Tudo bem, concordo com o argumento de que o cigarro prejudica a saúde, é viciante e tudo o mais. Porém, cada um sabe de sí, liberdade de escolha é isso, não? Ninguém olha torto para uma pessoa que se enche de batatas fritas e ''fast food'', nunca ví uma propaganda taxativa contra alimentos que fazem mal ao organismo. Muito menos uma lei que aumente os impostos para tais. O álcool também dá ''pano para manga'', porque o dito-cujo vicia e é vendido livremente(ah, só para maiores de 18, sei bem). Tão bonitinho a criancinha dando uma ''golada'' na latinha de cerveja do papai. Ok, a fumaça incomoda quem não fuma? Incomoda. Mas sabe aquela fumaça que sai do seu carro? Também incomoda pra caramba! Sem falar do vizinho mala que queima pneus e afins no quintal, ou daquela fábrica sacana que não usa filtro nas chaminés. Não vejo muita gente pentelhando esse pessoal. Pode até ser um argumento bobo, uma comparação tola(pra você), mas para mim é super pertinente. Vamos à pergunta que não quer calar, porque tenho que me retirar de um local quando vou fumar? Por que incomodo as outras pessoas? E aquela famosa frase: ''os incomodados que se retirem'', não vale para tal situação? Ah já sei, minha liberdade é mais limitada que a dos não-fumantes. E ainda tem o tal do fumante passivo... Penso que isso também me dá o direito de pedir, para que se retire de um recinto, o ''humano-gralha'' que pensa que toda população é surda. Odeio quem fala gritando, incomoda-me. Pessoas mal-vestidas me incomoda, os sem educação, os que falam descaradamente errado...enfim, muita coisa me importuna, nem por isso saio por aí multando ou reclamando descaradamente.
Onde eu quero chegar defendendo o bandido do cigarro? Apenas pensando que daqui à alguns anos o cigarro será definitivamente proibido. E sinto, de uma certa forma, que o direito de ir e vir, o direito de escolha, está ficando cada vez mais limitado.
Quero ter de volta o prazer de me sentar numa cafeteria, tomar meu café expresso em companhia de um Sampoerna(propaganda gratuíta), jogando conversa fora com os amigos, ou apenas aproveitando o momento. Quero me sentar numa mesinha de bar em noite fria, tomar um vinho, interagir, comer uns petiscos e fumar, fumar sim. Não quero ter que sentar(praticamente) na rua, na sarjeta, congelando...enquanto os não-fumantes estão lá dentro, aquecidos e satisfeitos. Quero ter um lugar onde eu possa ser eu mesma e que este lugar não seja, necessariamente e tão somente, a minha casa.

Beatles e Marlboro num comercial. Juntos, ok?

10 comentários:

Fabi disse...

O politicamento correto está se transformando em politicamente sacal. Vivemos num mundo de espontaneidade zero! Muita pose e pouca atitude! Ah, lmebrei o qto sofremos naquele dia congelante, porque era proibido fumar no local. Que então disponibilizassem um outro ambiente, igualmente aquecido, pra quem quer desfrutar do prazer de seu cigarrinho, ora bolas!

VINNY VALCANAIA disse...

Fumante também é gente! Se os politicamente corretos podem, a gente continua podendo!

Anônimo disse...

Primeiro, adorei o vídeo dos beatles

e afinal, o que é "politicamente correto"? Tem, realmente muita pose na história.

Um dos problemas do Brasil é priorizar uma certa maioria, não visando o conforto geral, mas de alguns. Alguém sempre fica de fora em alguma situação.

Gabriela Rodrigues disse...

Eu discordo de você em muita coisa. Sem querer parecer desrespeitosa, mas soa assim ó "Blablabla politicamente correto é um saco, blablabla estão limitando as nossas escolhas blablabla".

Sendo assim, as pessoas poderiam fazer o que quisessem, sem nenhum tipo de limite? Abrindo mais um pouco o seu pensamento, olha só que maneiro: um cara pode sair por aí, beber o quanto quiser, bater em alguém e por aí vai só por que ele tá afim? E ninguém reprimir isso? Ok. Exagerei, fato... mas é o que tá sendo defendido aqui. O total direito a liberdade.

A questão não é reprimir os fumantes. O problema não é que fumar faz mal pra vocês. Ninguém se importa com o que faz mal com os outros, cada um cuida de si e é por isso que ninguém repudia quem se entope de fast food. A questão é limitar o direito de quem fuma quando isso atropela o direito de escolha do outro de não fumar.

Até por que a fumaça do seu cigarro não fica só em cima da sua cabeça, que nem a que sai o escapamento do carro ou da chaminé. E você ainda vive numa sociedade.

Né?

Pra isso, existe o lugar dos "fumantes" e "não-fumantes".

Ana Paula disse...

Por isso que não saio mais de casa...Além de não poder beber, pois se volto dirigindo sou presa, não posso fumar.
Então fico em casa mesmo, tomo meu gorózinho e fumo quanto cigarros eu quiser. A vida lá fora está muito chata.
Adorei o post Bibi.

Raquel Lang disse...

É isso aí. Querendo ser chata, já que o post polemizou, lugar de fumante é fora de bares e restaurantes, assim como shoppings e lugares fechados. Amei a lei. Se querem fumar, que o façam longe de quem não gosta. E soa mesmo como blá, blá, blá essa postagem. Sem cabimento o restante do comentário. Está tentando ser "do contra", quando sabemos que nada tem a ver com politicamente correto. É questão de saúde pública e não restrição à direito e coisa e tal. Informe-se melhor.

Alee Rocha disse...

O seu pensamento não tem lógica. Uma pessoa que se entope de Fast food só faz mal a sí mesma, o alcool tambem só faz mal a quem ingere. Eu posso decidir não beber e fica na mesa com quem bebe e não sofrer nada com isso. O mesmo vale para os amantes de fast food. Posso comer meu big mac e a pessoa ao lado comer uma salada que a saúde dela estará salva. O problema do cigarro é que os não fumantes tem de respirar as mesmas porcarias que os fumantes. E nesse caso, quem decidiu comprar os ricos com a própria saúde que faça isso bem longe.
Acho tão injusto pessoas que nasceram saudaveis passarem a vida tentando adoecer. Eu tenho rinite alergica e nenhum fumante tem direito de me obrigar a respirar a fumaça dos cigarros deles. Brincar com a sua saúde é uma coisa mas não é justo,fazer isso com a saúde do outro.

Bibi. disse...

O álcool ''só faz mal a quem ingere''? Até vc ser atropelada por um bêbado...ou melhor, um bêbado menor de 18 anos.

Bibi. disse...

E viva a liberdade de expressão! ;D

Lufe disse...

Por isso sou a favor da criação de bares só para fumantes, shoppings tbm, e poderiamos proibir a entrada de nãofumantessacais!Vai um cigarrim aí?